Roda Para Educadores


CRECHE E FEMINISMO
Desafios Atuais para uma Educação Descolonizadora
Organizadoras: Daniela Finco
Márcia Gobbi
Ana Lúcia Goulart
Editora: Leitura Critica
2015



Esse livro, bem agradável de ser lido e nos convida a conhecer a luta das mulheres, o feminismo, políticas públicas e o direito das crianças à creche. Uma reflexão sobre os diferentes momentos históricos da educação brasileira, o contexto político nacional voltado para a educação infantil,  em específico a creche.
As feministas exigiam creche como espaço de socialização de crianças e colocaram a creche no campo do direito de crianças pequenas. As crianças começaram a ganhar status de política pública. 
Vale à pena ser lido!!

_____________________________________________________________

Livro imperdível para pensar e refletir a Infância em nossos espaços!!

Diálogos com Reggio Emília- Escutar, investigar e aprender

Autora: Carla Rinaldi

Editora: Paz e Terra



Reggio Emilia é uma região na Itália que se destacou com uma proposta inovadora para a educação da primeira infância. Aqui, a presidente da instituição Reggio Children, Carla Rinaldi, reúne palestras, entrevistas e artigos sobre sua experiênciaem Reggio e seu trabalho com Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem e referência mundial em educação. Como uma proposta que ganha o mundo e se expande cada vez mais pelo Brasil, este é um livro fundamental para pedagogos, educadores e pesquisadores na área de ensino infantil.


______________________________________________________________

Como perceber, entender e se encantar com o desenho infantil. Sua linguagem poética nos maravilha ainda mais diante dessa forma de expressão da infância. 

Formas de Pensar o Desenho- Desenvolvimento do grafismo infantil

Autora: Edith Derdyk
Editora: Zouk



Nesta nova edição, revista e ampliada, a artista e arte-educadora traz uma importante reflexão sobre a linguagem gráfica infantil, convidando o leitor a experimentar o desenho em toda a sua potência criativa – não esquecendo que a vivência prática é fundamental para a compreensão do universo gráfico, assim como dos significados contidos no ato de desenhar das crianças. A linha, a expressividade, o objeto representado e a relação com os materiais são enfatizados também nas obras de importantes artistas da história da arte.


_________________________________________

Os Meninos da Congada- Na Festa de São Benedito de Ilhabela

Texto: José Santos
Fotografia: Maristela Colucci
Editora: Grão

O livro traz lindas fotos e conta como acontece essa festa popular brasileira.






A Congada de Ilhabela, na festa de São Benedito, ensina aos meninos caiçaras o som, o gosto, a música e os valores da cultura africana que está em todos nós. Uma das lindas festas brasileiras que passam de geração em geração.


_____________________________________________



Precisando de músicas para dançar? Ou relembrar aquelas da infância? Esse livro/CD é sensacional, traz músicas de várias regiões do Brasil e suas variações. Ótimo para usar com as crianças ou dar de presente!!

De Roda em Roda- Brincando e Cantando o Brasil

Autora: Teca Alencar de Brito
Editora: Peirópolis



"Para abrir a roda!!!

Você quer conhecer rodas e brincadeiras de crianças- e adultos- de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e outros estados brasileiros? Sabe onde ficam as Cidades de Cariacica, Bezerros ou Campos Sales? Já ouviu um som de um pífano, de um xequerê, de um ukelele ou de uma rabeca?
Este livro/CD convida todos os interessados na alegria do jogo, da brincadeira e da música para cantar, dançar, tocar, inventar e reinventar [...] As brincadeiras musicais aqui presentes foram recolhidas em diversos lugares do Brasil pela equipe Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br) e traduzem escutas, sonoridades e brincadeiras das crianças da Teca Oficina de Música, que entraram na roda e no jogo de musicar. [...]"
                                        Teca Alencar de Brito




_______________________________________________


Estamos a todo vapor iniciando o ano letivo com as crianças, por que não repensarmos o modo como trabalhamos nossos projetos? Dessa forma indicamos este livro para propor uma reflexão sobre projetos pedagógicos para Educação Infantil.




Projetos Pedagógicos na Educação Infantil
Autoras: Maria Carmem Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn
Editora: Artmed

"Numa época em que educação de qualidade é confundida com processos de controle externo, as autoras colocam a pedagogia de projetos, na qual a criança é o ator por excelência, no centro do processo educacional. Nesta mesma época em que as pessoas se isolam e temem em se expor nas relações de afeto, Lica e Graça, como são conhecidas entre os amigos, alunos e colegas, são o acolhimento e o carinho certo para os que delas se aproximam. Às duas, o meu agradecimento pela oportunidade de participar com ambas deste empreendimento educacional."





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel