Exposição de pedras

As pedras estão presentes na vida das crianças, que encontram diariamente no parque várias delas, oriundas do aterramento feito na escola. As crianças as usam de diversas maneiras, algumas vezes pesquisam o peso, outras usam as pedras para fazer ferramentas para cavar, ou ainda para subir os morros da escola. Porém algo diferente aconteceu, as crianças tiveram uma grande ideia: fazer uma exposição de pedras!!!


Provoquei as crianças a pintarem as pedras, para que ficassem coloridas para a exposição, a ideia foi aceita e as crianças criaram cores e misturas para elas.







Depois de pintadas as pedras foram para a sala, em um canto em uma exposição. Mas as crianças, curiosas, imaginativas, pesquisadoras não deixaram a exposição parada, logo virou brincadeira e descobertas intensas!!! Como as pedras eram de concreto e conforme eram mexidas esfarelavam, a areia virou suporte para o desenho e as pedras o emolduravam:



Depois o desafio passou a ser empilhar, e quem conseguia fazer a maior pilha. O resultado disso foi uma enorme beleza e encantamento:






Ao oportunizar às crianças acessarem e mexerem neste material estamos oportunizando experiências intensas e complexas, ao contrário dos brinquedos plásticos que já trazem consigo a comanda da brincadeira, as pedras rompem com essa limitação. Trazem texturas, cores, cheiros, peso, temperatura diferentes, com elas as crianças são desafiadas a encontrarem maneiras e formas para encaixa-las ou até mesmo para quebrar e esfarelar as pedras, conseguindo areia para o desenho ou outra brincadeira e ainda para outra coisa que a imaginação e a criatividade pedirem. É preciso também ouvir e apoiar as crianças na construção de seus projetos, desafiando, incentivando, ampliando seus repertórios, destacando e dando visibilidade ao que as crianças constroem, criam, teorizam. Valorizar as crianças e seus modos de viver e descobrir suas infâncias.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel