BRILHA NO ESCURO!!!!!

Quando pensamos no uso das diversas de tecnologias com as crianças, por vezes nos parece distante. Como trazer esses recursos e considerar suas formas próprias de ver o mundo? Uma experiência bastante interessante é a luz negra realizada no ano passado. Para isso usamos canetinhas marca texto ou fluorescente e a luz negra ( lâmpada preta comprada em loja de materiais de construção) acoplada a uma pequena luminária de fácil manuseio para as crianças. Inicialmente as crianças realizaram desenhos com as canetinhas fluorescentes. Em seguida, escurecemos o ambiente e apresentamos as crianças a luz negra. Além de se encantar com o brilho dos desenhos, se surpreender com o ambiente iluminado por uma luz negra, perceberam que a mesma ficou quentinha, perceberam que a cor da sua roupa e a cor do rosto dos amigos mudava com o reflexo da luz.
Existem diversas possibilidades com a luz negra e objetos, tinta, maquiagem fluorescente que propiciam o encantamento das crianças e diversas possibilidades de criação.

As crianças escolheram desenhar a vontade no chão









Descobriram que lâmpada estava quentinha








Também é possível fazer a luz negra com uma lanterna comum ou a lanterna do celular. Primeiramente  cole um pedaço de fita transparente na lanterna ou flash do celular, depois pinte a lanterna ou flash com canetinha permanente azul, cole nova camada de fita e pinte com canetinha azul. Repita esse processo cinco vezes e já terá a luz negra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel