Histórias sobre o Dente de Leite

Um momento significativo na vida das crianças é quando os dentes ficam moles e começam a cair, surgindo "as janelinhas". O assunto estava borbulhando entre as crianças, alguns estavam com medo, os que já passaram por isso consolam os amigos e contam suas histórias. Eu tive a oportunidade de ouvir algumas e gostaria de compartilhar...



"Caiu cinco dentes. Meu avô e minha mãe que arrancou. Deixei no travesseiro a fada achou e levou. Cai o dente pra nascer outro mais bonito e forte."



"Minha mãe arrancou  meu dente com a linha. Lavei a boca porque saiu sangue, bebi água com sal. Coloquei no travesseiro e a fada me deu um troco."




"Eu puxei o dente com a língua, ele caiu. Coloquei no travesseiro e a fada pegou."

"Meu irmão me chutou e meu dente caiu e coloquei embaixo da mesa. A fada achou e deixou um dinheiro."


"Fui comer e puxei com força e caiu. Deixei em cima da cama, a fada do dente achou e deixou dinheiro.."

"Caiu dois dentes sozinhos, eu nem vi. Pisei e "pegui". Coloquei no travesseiro e a fada achou."



"Meu dente caiu, meu pai tirou com o alicate de unha. Nem doeu. Coloquei no criado mudo, lavei a boca e quando eu vi o dente não estava mais lá."



"Meu pai arrancou e caiu, coloquei no travesseiro, a fada achou e deixou um dinheiro. Mas eu guardei pra não perder."
Num primeiro momento achei que ela tivesse guardado o dinheiro (também deve ter guardado). Mas dias depois quando ela trouxe o dente pra compartilhar com os amigos, foi que compreendi o que ela guardou.




"Quando eu tinha dois anos estava jogando futebol com meu pai, pisei na bola, cai, bati meu queixo meu dente caiu no ralo."

"Quando eu estava comendo caiu um pedaço do meu dente, mas a fada não vai querer um pedaço. Só o dente todo."


"Eu não sei se existe essa coisa de fada não. Porque uma vez eu coloquei o dente no travesseiro e ela deixou uma moeda. Depois quando fui pra minha avó eu coloquei duas vezes e ela não deixou nada. Só se ela não sabe onde é a casa da minha avó."



"Ela queria que eu tirasse uma foto da "janelinha" e mandasse pra você pelo whattsap."(mãe de uma criança contando que ela queria compartilhar prima que mora longe).



"Quando pequena meu pai arrancou meu dente, depois eu o joguei em cima do telhado e fiz um pedido. Lembro-me desse momento, só não lembro qual foi o pedido.


Descobrimos algumas curiosidades sobre esse momento da perda do dente de leite e as histórias que são contadas as crianças em algumas culturas. Além da história da fada do dente que as crianças trouxeram conhecemos o Ratóncito Perez que assim como na história da fada pega o dente das crianças no travesseiro, mais conhecido na Espanha e  alguns países  de língua espanhola. Existe também o Museu do Rato Perez em Madri.
Já na Inglaterra quando o primeiro dente de leite cai eles o queimam, pois acreditam que assim os novos não nasceriam tortos.
Em algumas partes da Espanha acredita-se que os dente de leite devem ser enterrados, pois os que vão nascer serão fortes e bonitos como as plantas.
Em algumas culturas indígenas quando todos os dentes de leite caem e nasce a segunda dentição os adolescentes tem os dentes frontais cortados em formato de serra "dentes de piranha". Eles acreditam que demora mais para cair, além de ser bonito. Costume que está se tornando raro, seja pelo contato com diversos materiais de higiene bucal, seja pela falta de compreensão das pessoas que não conhecem esse costume. Acredita-se que a modificação dentária dos indígenas brasileiros surge depois da chegada dos escravos africanos. E na África, esse costume já existe com o corte em diversos formatos e outras técnicas.
Também conhecemos o "pau de mascar" usado em algumas partes da África, Ásia e do Oriente Médio. Ao ser mastigado, as fibras ficam expostas, formando uma "escova" aspera. Na África Oriental, cerca de 300 espécies de árvores e arbustos são usadas para essa finalidade.

Mais Informações:

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/dentes-esculpidos-pela-tradicao-7z2eomhck6sdiusxjb0v7b5fy
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/aprenda-brincadeiras-para-a
-hora-de-cair-os-dentes-de-leite,075109cd41b2a410VgnVCM3000009af154d0
RCRD.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel