Entrando no desenho - uma das possibilidades com uso do retroprojetor

Ver os desenhos em diferentes tamanhos/paisagens foi a nossa motivação, proporcionar à criança a possibilidade de ver seus grafismos grandes e poder "entrar" dentro deles. Essa inspiração não surgiu sozinha, foi oriunda de um curso muito significativo que fizemos com Marcia Gobbi e que a mesma trazia essa sugestão.
Primeiro as crianças desenharam em saquinhos plásticos com canetões a base de álcool ( aqueles que usamos em lousas brancas), usamos folhas de sulfite como suporte visual.

 

 





Depois fomos para a " Sala Lúdica" e projetamos a luz na parede com o retroprojetor, as crianças ficaram encantadas com as possibilidades de fazerem sombras na parede!!






Depois de vivenciarem sua própria sombra na parede, colocamos os desenhos, as crianças sugeriram que o dono do desenho deveria "entrar" nele, passear e até correr.









Depois disso virou uma festa! Entraram nos desenhos com os amigos, tentavam pegar seus traços na parede e perceberam que os desenhos também eram projetados nas suas roupas.


Tentando pegar os traçados



Percebendo a projeção na roupa


Para finalizar neste dia a experiência escolhemos um desenho que foi projetado na parede e copiado em um plástico grande. Mas o que fizemos com esse plástico desenhado vocês terão de aguardar a próxima postagem!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel