Registrar é preciso


Todos sabemos da importância do registro de nosso trabalho junto as crianças, afinal é ele quem vai fazer a ponte entre a teoria e a prática. A prática alimentando a teoria que por sua vez subsidia a prática novamente ressignificada.
A documentação pedagógica permite aos professores revisitar, avaliar, observar, reinterpretar os fatos e acontecimentos fora do processo, ou seja do momento filmado, anotado ou fotografado, e poderá através disso se ater a detalhes desapercebidos e reinterpretá-los para que possa qualificar sua prática, além de poder trocar com outros professores ampliando suas perspectivas. É sem dúvida um elemento formador dos professores.
Porém ele não deve ser apenas um arquivo, guardado para memória e coleções de portfólios. Ele deve estar vivo e presente, e ser acessível além de construído juntamente com as crianças. Quando as crianças são envolvidas neste processo, elas podem revisitar, refletir, reinterpretar e organizar seus conhecimentos, conversando com outras crianças elaborando hipóteses, comparando idéias, argumentando, avaliando e se auto avaliando também fora do momento descrito, pensando nela e ouvindo os outros. É um elemento construtor de conhecimentos e de identidades.

Deve também estar acessível aos pais, para que estes conheçam o que seus filhos fazem na escola, como e porque. Podem trocar com os outros pais, ampliando seus olhares e construindo suas identidades, tornando visíveis muitas questões as quais não se dão importância, percebendo e valorizando a cultura das crianças. É então um instrumento que torna visível a infância.


As crianças podem visitar e relembrar suas experiências, esse momento é muito rico e a criança tem condições de reavaliar e rever seus registros e compartilhar seus olhares com os amigos










Livro da turma - 6C



Capa - algumas letras se perderam no manuseio


As crianças fizeram sua assinatura


Fotos e pinturas

Registro das impressões das crianças


Desenhos e fotos




Livro da Turma - 6F





Algumas falas das crianças foram registradas 


Desenhos e fotos



Caderno de registros

Relato da experiência e desenho da criança

Fotos e impressões




No caderno anotamos nossas impressões sobre as experiências e as crianças, podemos avaliar, fazer perguntas, propor outros caminhos, perceber fatos desapercebidos e registrar nossas vivências, sendo autores de nosso cotidiano sempre levando em consideração a criança, o que ela nos traz considerando-a e oportunizando sua participação e autoria.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel