O que as crianças pensam sobre a escola?
Já realizamos uma postagem relatando a
experiência das crianças avaliarem ação educativa. Inicialmente, nossa unidade
passou por um processo avaliativo (em 2013), onde comunidade, funcionários
dialogavam sobre aspectos relativos à qualidade da educação infantil,
considerando os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Em seguida,
sentimos a necessidade de realizar essa avaliação com as crianças que estavam
envolvidas no processo, relatando o que tinha ocorrido no encontro com as
famílias e demonstrando sua curiosidade em relação aos cartões que fazem parte
da metodologia. E nos surpreendemos com a criticidade das crianças.
No ano de 2014 não fizemos a avaliação com os pais e a
comunidade, mas resolvemos fazer novamente com as crianças, desta vez com mais
planejamento. Primeiramente criamos algumas questões e dimensões sobre a
escola, com termos e situações que no decorrer do ano julgamos que foram
significativas para elas.
A metodologia também foi mantida, usando os cartões
para expressar as opiniões das crianças: verde- bom amarelo- mais ou menos e
vermelho- ruim, e dividimos as dimensões em dois dias, pois eram cansativas no
mesmo dia. Para registrar usamos gravação de áudio e filmagens, além de
anotações.
O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A ESCOLA?
I – LINGUAGENS:
O – VOCÊS BRINCAM DE
BARRO, AREIA, ÁGUA, BRINCAM DE CORRER, PULAR, ROLAR, ETC?
O – VOCÊS USARAM
MATERIAIS DIFERENTES COMO COLA, PAPÉIS, TESOURAS, TINTAS, FITAS,
JORNAL E REVISTAS?
O – VOCÊS OUVIRAM,
DANÇARAM E
CONHECERAM MÚSICAS DIFERENTES?
O – VOCÊS OUVIRAM
HISTÓRIAS? USARAM
LIVROS, GIBIS E REVISTAS?
O – VOCÊS GOSTAM DOS
BRINQUEDOS DA ESCOLA?
II- PARQUE
O – VOCÊS USARAM
TODOS OS ESPAÇOS DA ESCOLA?
O – O PARQUE É UM LUGAR
LEGAL PARA BRINCAR?
O – VOCÊS GOSTARAM
DE BRINCAR COM TECIDOS, CAIXAS E TAMPINHAS?
III- RELAÇÕES:
O – FIZERAM
MUITOS AMIGOS NA ESCOLA?
O - QUANDO VOCÊ BRIGA COM
SEUS AMIGOS VOCÊ CONSEGUE RESOLVER?
O – VOCÊ FALA DO QUE
ACONTECE NA ESCOLA PARA SUA FAMÍLIA?
O – VOCÊ CONSEGUE
COMPARTILHAR OS BRINQUEDOS COM OS AMIGOS?
O – VOCÊ SE SENTE
RESPEITADO PELA PROFESSORA E PELOS ADULTOS DA ESCOLA?
IV – ALIMENTAÇÃO:
O – VOCÊ GOSTA DA
COMIDA DA ESCOLA?
O – VOCÊ GOSTA DE SE
SERVIR? (COLOCAR A COMIDA NO PRATO)
O – O LUGAR QUE VOCÊ COME É AGRADÁVEL?
O – VOCÊ COME JUNTO COM
OS SEUS AMIGOS?
O – OS ADULTOS
AJUDAM VOCÊ NESSE MOMENTO?
V – EVENTOS DA
ESCOLA:
O – VOCÊS SÃO OUVIDOS E DÃO SUA OPINIÃO SOBRE AS
FESTAS DA ESCOLA?
O – VOCÊ PARTICIPA
DAS FESTAS DA ESCOLA?
O – VOCÊ GOSTOU DOS
PASSEIOS?
O – SUA FAMÍLIA GOSTA E
PARTICIPA DAS FESTAS E REUNIÕES?
|
Conclusões da crianças:
Turma A - Crianças de 5 a 6 anos (Infantil II)
O que a gente faz na sala:
“Fica muito
sujo e se pular machuca.” Wendricky
“É legal rolar.” Nícolas
“Na hora de ir
embora você põe música.” Alexia
“Eu não fui no museu
e você só colocou uma música.” Vivian
Sobre os brinquedos:
“Os brinquedos
estão todos
quebrados e eu só gosto do caminhão novo.”Caio
“Os brinquedos
não tem pilha
pra brincar.”Vivian
“Quase nenhum
brinquedo da casinha é quebrado.” Alexia
Sobre os conflitos:
“Eu não sou o dono e
quando alguém fica
brigando eu não me importo e
continuo brincando.” Erick
“Consigo só com o Nícolas e com o Anthony.”Matheus
“É porque a Julia sempre quando a gente vai brincar ela
tem que mandar na brincadeira.”Alexia
“Eu não consigo…eu não sei…”Lucas
“Eu sou muito
chata.”Yasmim
“Dá pra devolver o…dá pra pedir
desculpa. Dá pra falar respeito.” Maria Eduarda
Sobre a alimentação:
“(Colocou dois
cartões, verde e
vermelho) Porque tem vezes que é gostosa e as
vezes não é.” Yasmim
“Eu não gosto de
cenoura, de pepino e também só gosto de arroz e feijão e quando nós faz piquenique com hot dog.” Matheus
“(self-service)
A gente pode pegar pouco ou mais ou menos.”Alexia
“Eu acho muito
legal colocar comida no prato nós mesmo.”Erick
“Os tios
ajudam, eles só falam pra colocar a comida e a quantidade.”Alexia
Sobre as conversas com a família:
“Eu falo (da
escola para os pais) toda vez que acontece uma coisa legal, uma festa, e quando
acontece coisas ruins também.”Erick
“Eu conto para
meu pai só de vez em quando, ele pergunta o que eu comi na
escola, se foi legal, aí eu falo só a metade.
Porque ele pede pra eu falar. É porque me
esqueço.” Alexia
Sobre compartilhar brinquedos:
“Eu divido com
os amigos.”Franciele
“É muito chato dividir.”Maria Eduarda
“Eu divido só com o Nícolas, com o Wendricky e também com o
Anthony.”Matheus
“Todo mundo
pega os brinquedos de mim.”Lucas
Sobre as festas da escola:
“Em todas as
festas eu não vim, eu me
atrasei e na outra minha prima não me trouxe” Alexia
“Eu nunca fui
nas festas da escola, só uma vez, porque a minha mãe fala que eu
tenho que faltar.”Lucas
“Eu gostei da
festa do pula-pula.”Matheus
“Minha avó não me trouxe porque ela estava arrumando a casa.”Alexia
“Eu venho todo
o dia nas festas porque tem muitas coisas legais lá.”Franciele
Sobre os passeios:
“Gostei de
ouvir histórias e de
dormir no ônibus.”Maria Eduarda
“Eu gostei
muito porque a gente viu quadros, livros, coisas…”Erick
“Eu gostei
porque aquele banco abaixava e dava pra subir, e quando abaixava dava pra nós dormir.”Yasmim
Avaliação sobre a avaliação:
“Eu gostei de
usar os cartões senão a gente
tinha que falar: sim, mais ou menos, não - a gente. Se o cartão falasse o que a gente queria a gente não precisava
falar."Alexia
Turma B - Crianças de 5 a 6 anos (Infantil II)
O que a gente faz na sala:
“A gente não usou tinta
de cola.” Pedro
“A mão fica cheia de cola. É ruim usar
cola.” Enzo
“Eu gostei de dançar a Salete.” Raiani
“Gibi só teve uma vez podia ter mais.” Victor
Sobre os brinquedos:
“Tinha que ter tobogã e
carrossel.” Nicollas
“Tinha que arrumar a
balança.” Hector
“Tinha que ter a
brincadeira com mangueira e mais alegria. Você falou que ia ter a brincadeira
com a mangueira, mas não teve.” Geovanna
“Porque tem uns
brinquedos quebrados, a gente brinca certo e os meninos errados.” Kamilly
“Mas tem boneca quebrada
também.” Bruno
“Falta bola e a
balança.” Enzo e Victor concordaram
“Mais escorregador e
balança.” Nicollas
Turma C - Crianças de 5 a 6 anos (Infantil II)
O que a gente faz na sala:
“Só às vezes
brincamos porque brincamos mais na mesa.” Ana Clara
“Tinta somente
uma vez e jornal não usamos.” Thainá
“Só de vez em
quando ouvimos e não conhecemos todas as músicas.” Marcos
Sobre os brinquedos:
“Não pode brincar com
água, barro, nem em cima do trenzinho.” Lucas
“Só de vez em quando, não divia brincar muito porque tinha que escrever
mais no caderno o que a professora manda porque vai chegar na primeira série só
quer brincar.” Maria Eduarda
O registro realizado das
falas das crianças refere-se a turmas diferentes. Desta forma podemos perceber
o olhar das crianças, suas lógicas, a clareza, o que consideram importante e as
características de cada turma. Quando organizamos um passeio para as
crianças pensamos em diversos aspectos, mas não no banco do ônibus que levanta
e abaixa. A brincadeira de mangueira citada pela Geovanna foi planejada para
ocorrer antes do carnaval, mas choveu e não ocorreu. Mesmo a avaliação tendo
sido realizada em dezembro ela lembrou. Consideramos que o fato de não termos
realizado a avaliação com as famílias e a comunidade, as crianças não tiveram o
mesmo interesse pelos cartões como no ano anterior. Mas foi fantástica a lógica da Alexia avaliando o uso dos cartões, poi se o cartão falasse a gente não precisava dizer...
Tivemos o mesmo problema
do ano de 2013, não tivemos tempo de devolver às crianças os registros de sua
avaliação, e de pensar em soluções e estratégias para superar os problemas ou
dificuldades apresentadas. Mas nos trouxe muitas reflexões acerca de escutarmos
suas vozes dentro da escola, não só em um único dia, mas no decorrer do ano,
propiciando a elas a oportunidade de serem corresponsáveis pelo espaço educacional
ao qual fazem parte.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!!