Baobá- Monotipia com folhas

O Baobá é uma árvore sagrada na África. Os griôs contavam suas histórias aos pés desta árvore incrível, seus frutos são muito apreciados, e com suas sementes fazem óleo com propriedades medicinais. Seu caule é um dos mais grossos do mundo, pode chegar a 20 metros de diâmetro, ele é oco e tem capacidade de armazenar 120.000 mil litros de água.

Na época do sequestro do povo africano para trabalharem como escravos, os europeus obrigavam os negros a darem sete voltas em torno do baobá para que "esquecessem" sua cultura e sua história. Eles a chamaram "Árvore do Esquecimento". Porém, esse "esquecimento" não aconteceu e esse povo resistiu bravamente e embora massacrados e inferiorizados pelos brancos, continuaram sua história e perpetuaram sua cultura e o que vemos é ela fortemente presente em nossas comidas, palavras, modo de agir e de pensar. Resgatar essas histórias é resgatar nossa identidade como povo brasileiro.

Para representar o baobá as crianças desenharam seu caule e seus galhos e usamos folhas encontradas no chão do parque para fazer a monotipia com tinta e construir a copa dessa árvore, além da colagem de algumas dessas folhas.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel