Quando a criança avalia

No final do ano passado nossa escola, EMEI Professora Laura da C. P. Quintaes, participou de uma avaliação em que os pais, funcionários dialogavam sobre as vários itens referentes a qualidade na Educação Infantil. Alguns desses itens englobavam a os espaços na unidade, a segurança dos brinquedos, qualidade da comida, desenvolvimento pedagógico.
Foi então que sentimos a necessidade de fazer a avaliação com as crianças, afinal temos estudado e buscando uma pedagogia da escuta, porque não saber o que pensam em relação a escola? Não fizemos com eles todos os itens da avaliação, já que a mesma era muito extensa. Eles participaram com seus pais na reunião e sabiam como foi feita, usamos três cartões: verde- está tudo bem, amarelo- precisa melhorar e vermelho- precisa de intervenção urgente. Dessa forma usamos os cartões com as crianças também. 








Vejam o que as crianças concluiram:

  • A gente pode escolher os brinquedos e as brincadeiras
  • Brincamos com areia, terra e água
  • Brincamos de rolar, pular, correr, subir e descer
  • A gente não pode escolher o que quer fazer
  • Este ano teve muitas músicas
  • Faltou usar a vitrola e colocar discos pra gente ouvir
  • A professora não colocou muitas músicas diferentes
  • Teve muita pintura, mas a gente queria pintar mais objetos
  • Não teve muita brincadeira com fantasias, a professora só colocou uma vez e a gente queria mais
  • A diretora tem que comprar mais brinquedos novos
  • Alguns dias a professora não contou história e deveria ter mais livros para olhar
  • Não fizemos muitas atividades escritas
  • A professora falou de todas as crianças
Algumas crianças se dispersaram mas nos surpreendemos com a criticidade que apresentaram, pois se tratavam de crianças de quatro anos. Nada passou na avaliação, nem os dias que por conta da organização do tempo ficamos devendo a contação de histórias, e pelo projeto ter sido sobre música elas demonstraram estar inteiradas no assunto.
O interessante foi um item que fala da escolha das crianças, polêmico entre as famílias  que disseram que as crianças não conseguiriam escolher ( não seria capazes) e que não vem pra escola fazer o que querem, pois entenderam que a possibilidade de escolha seria na verdade falta de limites e contra uma educação centrada na autoridade do professor. Cartão vermelho entre as crianças que disseram que não podem escolher o que querem fazer, e que as possíveis escolhas estavam dentro de experiencias propostas pelas professoras.
Essas foram as anotações que pudemos fazer nas discussões, o interessante seria ter gravado, pois assim poderiamos ter escrito na íntegra e ter identificado as crianças também. Contudo o que queremos mostrar com isso é que sim, as crianças podem e devem ser incluídas no sistema de avaliação educacional, não como avaliadas e sim como avaliadoras.

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