Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2013

Uma mensagem para 2014

Imagem
Este ano foi muito especial, pudemos compartilhar e registrar nossas descobertas e incentivar questionamentos, idéias, mudanças. Ainda não chegamos lá, mas quem chega? Pois o caminho é o mais enriquecedor nesta nossa história de educadores da infância.  Agradecemos a escola a qual trabalhamos EMEI Professora Laura da Conceição Pereira Quitaes, a todos que trabalham nela, especialmente a diretora Solange . Agradecemos imensamente as crianças que nos ensinaram muito assim como suas famílias e não podemos deixar de esquecer nossas colaboradoras Juliana Diamente e Luciana Borges, que nos deram muitas dicas, toques e incentivos. Obrigada a todos vocês que visitaram nosso blog e deixamos aqui nossa mensagem para o ano que chega.

Maracatu Cultura do Povo!!!

Imagem
"Maracatu é uma brincadeira que se toca, canta e dança em um cortejo para coroar reis negros. Existem muitos maracatus em muitos lugares do Brasil. Os negros, quando eram escravos aqui no Brasil sentiam muita saudade da África. Começaram então a fazer suas danças, seus cantos, enfim, suas festas para lembrar de casa. Os portugueses proibiam suas festas, mas eles muito espertos, descobriram um jeito de enganá-los, vestindo, por exemplo reis africanos com as roupas e gestos dos nobres portugueses. Assim, eles podiam fazer suas festas sem que ninguém os incomodassem." Essa foi a explicação tirada do Livro Brincadeiras Musicais do Grupo Palavra Cantada Volume 4. O maracatu surgiu na turma a partir da leitura do livro O Casamento da Princesa, de Celso Sisto em que as crianças se interessaram pelo lugar em que ocorria a história. Dessa maneira chegamos a África, quando perguntamos o que era a África muitas crianças responderam que era "o lugar onde moram os bichos

Desenho no chão de terra

Imagem
Quem nunca fez isso? Achou um graveto ou uma pedra e deixou suas marcas, seus pensamentos ou apenas rabiscou. Desde o tempo das cavernas...Em um mundo feito de cimento as crianças precisam se encontrar com coisas simples como desenhar em um chão de terra, achar um bichinho ou uma pedra legal ou usar os pés para apagar um risco que não gostou.