Postagens

Mostrando postagens de abril, 2013

Roda de Leitura

Imagem
Para ler para as crianças     As Tranças de Bintou Autor:  Diouf, Sylviane A. Editora:  Cosac Naify Uma menina que vive na África sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. O livro elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância. Suas belas ilustrações e os personagens bem delineados são capazes de trazer ao leitor uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira. Peppa Autor:  Rando, Silvana Editora:  Brinque Book Peppa nasceu assim - linda e cabeluda. Bem no alto da cabeça, lá estava ele, um chumaço de cabelo preto e volumoso, mas não era qualquer cabelo não! Tratava-se do cabelo mais forte do universo, resistentes como fio de aço. E assim ela vai se enrolar todinha em uma história divertida sobre como deixar seus cabelos em pé!!

Identidade e Gênero

Imagem
O trabalho realizado com as crianças deve ser refletido, estudado, planejado e discutido, pois muitas vezes em nossas ações cotidianas, como educadores, acabamos por reforçar preconceitos e estereótipos. É preciso propor as crianças reflexões do que é ser menino e o que é ser menina, e juntamente com elas desconstruir mitos sobre esse tema, já que estas questões na Educação Infantil, segundo Cruz (2010, p-76)  [...apontam a existência de preconceitos e dificuldades na esfera das relações de gênero, pois, frequentemente os modelos de masculino e feminino apresentados as crianças são estereotipados e marcados por concepções culturalmente cristalizadas. (Trecho retirado da postagem de 01.04.2013)   Descrição :   Colocamos os personagens criados pelas crianças na lousa e perguntamos o que os identificava como menino ou menina. As crianças relataram o que sabiam e escrevemos na lousa com o giz de cor verde. Disseram, por exemplo, que meninas usam roupas cor-de-r

Roda de Leitura

Imagem
Para ler para as crianças Tanto Tanto   Trish Cooke , Helen Oxenbury Todos querem o bebê ao colo, todos o querem abraçar e apertar contra o peito, todos lhe querem dar tantos beijos e tantos mimos e tanta atenção, todos o adoram, toda a família o ama... TANTO, TANTO! Um livro divertido e cheio de amor, sobre uma família que se reúne para fazer uma festa surpresa! Menina Bonita do Laço de Fita Ana Maria Machado - Editora Ática ´Menina Bonita do Laço de Fita´ traz uma linda história, em que um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha ´bem pretinha´. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Leia o livro e acompanhe a busca do coelhinho!   

Figura humana - Recorte e Colagem

Imagem
Descrição da atividade: As crianças receberam um modelo de figura humana já recortada em papel color set marrom. Em uma mesa tinham a disposição cola, tesoura, E.V.A.,tecido e vários tipos de papéis e de varias cores. Elas teriam de completar a figura usando esses materiais. Objetivos: Exercitar a autonomia, escolhendo os materiais que iriam utilizar. Trabalhar sobre o espaço oferecido e fazer o modelo parecer uma pessoa. Manipular diferentes materiais e de maneiras diferentes. Avaliação: As crianças já haviam feito uma atividade livre de recorte e colagem, então foi mais fácil fazer a atividade. Algumas crianças náo quiseram usar a tesoura e usaram os dedos para recortar, mas alguns materiais como o tecido e o E.V.A. os obrigaram a usar a tesoura. O fato do papel do modelo da figura humana ter sido marrom foi proposital, para dificultar a execução da atividade e para que começassem a trabalhar com modelos negros.                           

Figura humana no chão

Imagem
Descrição : As crianças desenharam no chão com giz de lousa o contorno do corpo do amigo. Um deitava no chão e o outro desenhava, depois trocavam. Em seguida completavam o desenho colocando os detalhes da figura humana. Objetivos: Permitir que as crianças observem as características da figura humana e desenhe no chão com espaço e texturas diferenciados. Avaliação: As crianças envolveram-se bastante e gostaram de desenhar no chão. Em alguns momentos a criança que se deitava no chão não conseguia ficar tempo suficiente para o outro terminar de desenhar, e os que desenhavam se perdiam no contorno e esqueciam de fazer algumas partes. Foi preciso repetir algumas vezes a atividade e assim conseguiram terminar o desenho.                                           Contornando o amigo

Figura humana em tamanho natural

Imagem
  Para iniciar o trabalho de Identidade e Autonomia propomos às crianças a seguinte experiencia: Descrição:   Solicitamos as crianças que sentassem no chão em roda e que uma delas deitasse na cartolina, então realizamos o contorno do corpo. Terminado o contorno perguntamos as crianças o que estava faltando e como poderiam completar o desenho e eles foram desenhando os olhos, a boca, nariz, etc, quiseram até desenhar o coração. Escolheram as cores para pintar e fizemos uma votação sobre o nome que queriam dar á figura. Em um segundo momento as crianças registraram o desenho de uma figura humana individualmente. Objetivos: Permitir que as crianças observem e percebam que temos um corpo, com partes diferentes, características próprias e distintos uns dos outros. Avaliação: Participaram com muito entusiamo, envolveram-se bastante e sugeriram que pintássemos com tinta. Algumas figuras tiveram que ser pintadas na vertical pois algumas crianças não conseguiram vi

Roda de Leitura

Imagem
Para ler para as crianças   CECI TEM PIPI? Thierry Lenain Compania das Letrinhas No começo, era tudo muito simples para Max: havia o pessoal Com-pipi e o pessoal Sem-pipi. Era assim desde que o mundo era mundo. Os primeiros eram mais fortes, claro, pois tinham pipi. E Max, que tinha pipi, estava muito contente por ser um cara Com-pipi. Azar das meninas, não era culpa dele que elas não tinham "uma certa coisa". Um belo dia na escola, porém, uma garotinha chamada Ceci vai para a turma de Max. Como ela é uma Sem-pipi, Max não dá muita bola para Ceci. Ela que vá brincar de boneca ou desenhar florzinhas, ele pensa. Mas aos poucos a menina vai deixando Max intrigado: Ceci desenha um mamute, joga bola e tem uma bicicleta de garoto. Será que Ceci é diferente porque tem pipi? Max decide investigar. Ceci tem pipi? é uma historinha divertida sobre a descoberta das diferenças e das semelhanças entre meninos e meninas, com ilustrações coloridas e b