Frotagem com barbante

A palavra frotagem é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que contém alguma textura, e esfregá-la com um de giz de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha.
Depois de termos feito as colagens com os barbantes, as crianças, que já haviam feito a frotagem antes com o barbante no chão, fizeram agora em seu próprio trabalho ou de alguns colegas. Primeiro passaram os dedos pelo papel para sentir o barbante por baixo e depois usaram o giz de cera para fazerem a frotagem. Se colocarmos lado a lado veremos como fica muito interessante e as crianças gostaram muito de ver o desenho "aparecer" na folha.

As crianças passaram os dedos para sentir a textura na folha

Depois usaram o giz para registrar a marca da textura


Experimentaram o giz de várias maneiras

Vendo o desenho aparecer









Montamos uma apreciação com as colagens e suas frotagens




Vejam como ficaram interessantes os registros



















Comentários

  1. Olá, eu gostaria de saber o que estimulamos na criança aplicando a frotagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quando fazemos frotagem com as crianças elas são instigadas à investigação e à pesquisa, suscita nelas a formulação de hipóteses e teorizações das próprias crianças que podem ser compartilhadas no momento e depois em conversas , por exemplo: o que será que aparecerá desenhado no papel? É a mesma coisa que está em baixo? Se eu fizer de novo? Se eu mudar o papel? Se misturar as cores? Quais outras texturas e coisas eu posso fazer frotagem? Depois de aparecer o desenho no papel posso criar outro desenho?

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel