Autorretrato com Imagens de Revista



Ao propor essa atividade, esperava que as crianças fossem capazes de se reconhecerem e se expressarem apropriando-se da sua imagem, percebendo e respeitando as diferenças individuais.
Iniciei propondo que se olhassem no espelho se identificando com a imagem refletida no mesmo. Nesse momento observei que algumas crianças não se sentiram confortáveis com a situação, negando-se a fazer o que foi pedido. Uma criança, inclusive denominou-se “feia” para justificar a sua recusa. Mesmo assim insisti que o fizesse argumentando que seria necessário se olhar para poder realizar a atividade seguinte.
Após esse momento distribui folhas de sulfite com o perfil de um rosto e revistas para que procurassem os olhos, nariz, boca etc. que mais se aproximavam de sua aparência; depois era só cortar e colar as figuras no seu perfil. O grupo participou com interesse e entusiasmo conseguindo cumprir com a atividade proposta, buscando se divertir com as possibilidades que iam surgindo no decorrer da sua realização, como as máscaras que iam sendo formadas através dos recortes. Porém, percebi que as crianças na sua maioria compuseram o seu rosto com órgãos que destoavam da sua imagem. Exemplos: O Pedro Isaac que é negro, apesar de pintar o seu rosto com a cor “marrom”, procurou por “olhos verdes” ao invés de castanhos como os seus;  muitas crianças pintaram o seu rosto da cor rosa, alegando ser a “cor da pele”. E acredito que a criança que no início, se recusou a olhar-se no espelho, o fez porque está acima do peso e sempre vem reclamar que algum colega a “xingou de gorda”.
A partir dessas observações, pude perceber e de certa forma confirmar o quanto ainda são evidentes o preconceito e a discriminação com aqueles e aquelas que fogem do padrão estabelecido como o “normal” pela nossa sociedade e que se tornam presentes no contexto escolar influenciando de maneira negativa na autoestima das nossas crianças e consequentemente nas suas relações.
Diante desse contexto procurei pensar algumas ações para com as crianças no sentido de despertar um novo olhar para a questão e com isso mudar esse comportamento que muitas vezes nós professores, acabamos por reproduzi-lo em nossa prática escolar.
Selecionei imagens na internet de pessoas que de alguma forma se destacam na sociedade e na mídia, independentemente da sua cor, raça e tipo físico como cantores, atores, escritores, o Ministro Joaquim Barbosa etc; falei da importância de cada um e do seu papel na nossa sociedade.
Além disso, procurei histórias para contar para as crianças que retratassem de maneira positiva todas essas questões que a meu ver merecem respeito e devem ser tratadas diariamente em nossa prática, basta estarmos atentos e dispostos a lidar com elas.

 Proposta de atividade elaborada pela Professora Izabel Cristina Marcelino.

As crianças brincaram com as possibilidades da revista.

Essa foto ficou muito bacana

As crianças produzindo e brincando

Discutindo e trabalhando

Empenharam-se bastante

Muita concentração


 As produções das crianças:






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