Gráfico das Brincadeiras Favorit

Descrição :



Levantamos com as crianças as brincadeiras que mais gostavam, selecionamos algumas e pedimos que desenhassem em um papel aquela que fosse a sua favorita. As crianças desenharam e depois colaram em um papel na coluna relacionada a brincadeira escolhida. Após todos terem terminado de colar, avaliamos os resultados, observando quais tinham mais desenhos e quais tinham menos, relacionando-os aos números.


Objetivos:


Pensar em suas preferencias

Escolher a brincadeira favorita

Observar o gráfico e entender suas informações


Avaliação:


Essa é uma atividade muito divertida para as crianças. Apesar de acharmos fácil fazermos nossas escolhas, para a crianças muitas vezes é algo novo, além de ser um exercício para sua autonomia, saber se posicionar e escolher o que é melhor para si.

Podemos pensar que o gráfico é uma atividade complicada, mas as crianças conseguem muito bem entende-lo e observar as informações que trazem para as pessoas. Basta que se trabalhe um tema significativo e que participem ativamente da sua elaboração.

É interessante deixar em um painel a disposição das crianças, em uma altura em que possam visualizar bem, para que posteriormente olhem, conversem ou tenham novas observações sobre ele.

Podemos ver na lousa o levantamento feito das brincaderias pelas crianças




A criança escolhe uma brincadeira e desenha

Cola na coluna relacionada à brincadeira

Todas as crianças vão colando e montando o gráfico


O gráfico pronto

Gráfico pronto


Comentários

  1. Gosto muito de trabalhar gráficos de barra como uma referência de organização de dados, de comparação de resultados, etc. e tal. =)

    Muito bacana o blog e sua ideia de discutir a educação infantil e sua importância, além de divulgar boas práticas, tornar nosso trabalho visível. Necessário!

    Parabéns,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jaqueline por estar sempre nos apoiando. Concordamos em dar visibilidade as boas práticas na Educação Infantil, afinal ela precisa ser valorizada em nosso país!!

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel